Desabafo e frustração

3 Comentário

Olá minha gente,2014 finalmente chegou. E epa! Já é dia 07! Como o tempo voa. Mas então,hoje estou aqui pra falar um pouquinho sobre o que tenho feito nos últimos dias. Vocês já ouviram falar em BJDs?
BJD é a sigla que se refere a Ball Jointed Dolls. Ou normalmente ABJD,sendo Asian Ball Jointed Doll.
Como o nome sugere,são bonecas com "juntas" ligadas por esferas,possibilitando as mais diversas poses.
Mas não para por aí não. As BJDs são totalmente customizáveis. Quando eu digo "totalmente" é TOTALMENTE mesmo. Podem trocar os olhos,sapatos,roupas,poses de mãos,pés,maquiagem,tatuagem e os mais diversos acessórios.
E agora vem o que pode te desanimar: o preço. As companhias que fazem as Dolls cobram em torno de R$600,00 pra cima por cada boneco. Ou seja,é um hobby bem caro de se manter.

Ah muito tempo atrás,eu tinha me deparado com algumas dessas bonecas no DA e no Tumblr,mas deixei passar. Recentemente,me aprofundei no assunto e acho que estou apaixonado. A técnica usada,sendo que a maioria das vezes a peça matriz é feita a mão,a delicadeza das pessoas que fazem os "face ups" que no caso,seriam as maquiagens das bonecas...enfim,tudo por trás dessas bonecas é algo mágico.

No Brasil,é EXTREMAMENTE raro achar algum estúdio que faça tais bonecas. Achei apenas UM nas minhas pesquisas. O processo de criação pode parecer bem simples: Primeiro o artista faz um sketch de como quer seu boneco e em seguida modela ele em paper clay (um tipo de massa semelhante a papel machê) ou em alguma outra passa resistente. Após isso,é hora de estudar as juntas (articulações) e finalmente impermeabilizar cada peça para tirar o molde. Com o molde feito, o artista usa normalmente resina de Poliuretano e depois dá o acabamento. É um processo demorado e cansativo. Está aí o porque do custo tão alto de cada peça. Vou deixar abaixo algumas imagens pra vocês!


Deu pra ter uma noção? haha! Então,eu disse que estava apaixonado por esse universo,certo? Pois é. Fiquei me perguntando "Mas por que não um estúdio brasileiro?" Afinal,sempre quis ter um produto meu,único.
Fui então atrás dos materiais. Comprei clays,resinas,borrachas de silicone...enfim,comecei a esculpir uma doll de 15cm. O tamanho das dolls normalmente são em proporções bem grandes,chegam a 70cm até. Mas sou apaixonado por tamanhos menores. Fiz tudo certinho,os moldes me deram uma dor de cabeça que só...daí chegou a parte da resina...fiquei chateado. A resina que comprei é a resina de poliéster e como já vi,nada indicada pra esse tipo de coisa. Por eu nunca ter usado resina na vida,a falta de experiência pesou.
Formaram-se várias bolhas de ar na peça e eu desisti dos moldes pequenos. Coloquei todos os 10 moldes das 10 partes dentro de uma caixa e estão aqui guardados. Olhem como tinha ficado minha mini doll esculpida em Clay Hard da DimClay.

  
 
Eu fiquei chateado. E ainda estou chateado. Minha intenção era criar uma doll não humana...uma espécie de elfo,ninfa,enfim. Deu errado. Mas eu não desisti! Já estou com novíssimas idéias na cabeça e bora trabalhar!
Fiz um novo sketch,modelei outra doll,dessa vez maior e do jeitinho que eu queria! Tenho um projeto em mente e eu não vou desistir fácil dele. Eu posso cair uma vez,mas vou levantar 2,3,4 quantas vezes forem preciso!

E aqui está minha nova criação! Vou dar acabamento e tirar os moldes e comprar a resina de Poliuretano.


Eu estou super empolgado e com um pouco de medo. Mas dessa vez vai dar tudo certo. Vou fazer tudo com calma e tenho certeza que vai dar certo! Ela tem +/- 22cm de altura! Me desejem boa sorte! 

E aqui o sketch dela!


Ela já tem um nome,mas só vou dar maiores detalhes quando a primeira peça realmente nascer! hahah!

Aguardem por novidades! Esse ano será repleto delas!


3 Comentários:

Unknown disse...

Ola Vitor! Fusei o goolge procurando dicas de criação BJD e achei o seu blog. Gostei demais a sua boneca. Se você tem interesse compartilhar a sua experiencia ao respeito de técnicas de criação vou ficar muito feliz. quero criar uma boneca bjd e não sei aonde começar. No internet tem vários tutorias como fazer usando materiais quais não existe aqui no Brasil. Na verdade o processo deve ser o mesmo mas o material que eu não conheço pode alterar o resultado. Se você podia me acompanhar com criação agradeceria demais. Meu intenção é serio. Já comprei Micro retifica Dremel para acabamento, mas não sei qual resina e tinta usar e de que jeito.
Agradeço já. Veronika.
meu e-mail - veronika.filippova@gmail.com

Unknown disse...

Posso compartilhar com você um livro em PDF de YOSHIDA -
http://www.amazon.com/Yoshida-Style-Jointed-Making-Japanese/dp/B0041COKSQ

E outros materiais que tenho ao respeito das bonecas BJD

Odara Oliveira disse...

Oii!!
Rapaz, eu também estou com MUITA vontade de fazer uma BJD! mas para mim mesma, não pretendo abrir um negócio. mas não consigo achar as resinas e clays, não consigo lidar com as juntas e elásticos, e todo tutorial que encontro é do exterior, então não dá pra ter uma noção de onde se encontram os materiais, o preço médio, etc.
Queria muito uma ajuda, estou muito frustrada!!
Obrigada, e adorei seu blog!